Hoje vamos falar sobre o estilo escandinavo na decoração. Neste artigo vamos falar de onde surgiu esse estilo, qual o seu significado, qual a sua história e como você pode deixar sua casa linda usando esse estilo de decoração. Vamos demonstrar tudo isso usando várias fotos lindíssimas e passando dicas em cada uma delas.
Estilo Escandinavo Significado
A Escandinávia é uma região que fica no norte da Europa e que abrange a Dinamarca, Suécia, Noruega, Finlândia, as ilhas Feroé e a Islândia.
Como surgiu o Estilo Escandinavo?
Carl Larsson foi um artista Sueco que ficou conhecido pelas suas pinturas que retratavam sua vida familiar com a esposa e também artista, Karin. O casal vivia na cidade de Sundborn e a residência dos artistas virou referência do estilo escandinavo, pois Karin aplicava suas habilidades no design de interiores de um jeito muito pessoal e moderno. Já as pinturas e os livros de Carl retratando o cotidiano da família no ambiente iluminado e vivo da casa fizeram com que a residência virasse um dos ambientes mais famosos do mundo.
Confira algumas pinturas que retratam a casa dos artistas:
Mas afinal, o que é o design escandinavo ou nórdico?
O design escandinavo ou nórdico consiste em ter um ambiente simples, básico e aconchegante. Geralmente este estilo utiliza uma paleta de cores neutras com maior predominância no branco, mesclada com tons mais vibrantes nos objetos.
As principais cores do estilo escandinavo são: branca, cinza e bege. Os detalhes em madeiras auxiliam e deixam a decoração com ar confortável e clássico, ela pode aparecer em várias versões: nos pisos, nos pés dos móveis, estantes e outros objetos. O estilo nórdico apresenta quase sempre, móveis retos e elegantes.
Estilo Escandinavo interiores
Os interiores no estilo escandinavo apresentam sempre muito aconchego e sobriedade, ao se deparar com o design desse estilo, os espaços mais parecem terem saído de páginas de revistas de decoração.
Aprenda como ter o estilo escandinavo na sua casa.
Sala escandinava
As paredes brancas e o móvel também claro ganhou destaque com o chão de madeira e o tapete geométrico. O vaso de plantas deu ainda mais vida à sala. O estilo nórdico é assim: conforto e sutileza.
Sala aconchegante
Os tons neutros da ampla sala ganharam reforço com as poltronas marrons. Perceba que as almofadas listradas e geométricas em preto e branco deram um toque especial ao ambiente. O tapete de centro de pelos trouxe o ar de conforto que a sala pedia.
Mantas de pelos têm tudo a ver com o estilo escandinavo, ainda mais no inverno.
O branco e preto são um perfeito casamento. Nestes ambientes não poderia ser diferente. Perceba a luminosidade do espaço com os tons brancos e os detalhes em preto, chique e atemporal.
Sala clássica e moderna
É possível sim combinar o moderno com o tradicional. Na sala abaixo, a arquitetura clássica ganhou um temperinho especial com toques atuais como a cor cinza escura e a enorme estante de livros. o chão de madeira foi pano de fundo para os móveis claros.
Quarto estilo escandinavo
O aconchego de tapetes fofinhos, tons neutros e ampla iluminação, são elementos que compõem um quarto no estilo escandinavo. No quarto abaixo, a cama em madeira neutra fez par perfeito com o tapete claro geométrico. Já as paredes brancas ganharam quadros com molduras pretas. a cadeira de madeira ganhou uma aconchegante manta de pelos brancas.
Uma dica de ouro que o projeto apresentou, foi a mesinha de lateral no lugar do convencional criado-mudo, detalhe perfeito para espaços pequenos.
Penteadeira quarto
O quarto recebeu uma pequena penteadeira na parede. Perceba a utilização dos traços retos dos móveis, a madeira natural e os pontos de luz combinando entre si. A bancada da penteadeira aparece em um formato simples de prateleira recebeu um espelho com luminárias modernas ao lado.
Quarto de bebê escandinavo
Pra quem deseja fugir do quarto de bebê tradicional, azul ou rosa, esse estilo pode ser inspirador. As paletas para o quarto abaixo são suaves, perfeitas para um quarto unissex.
Que tal um quarto branco e preto pro seu filho? A cor aparece nos detalhes. A toca feita de tecido também é uma boa dica para trabalhar o lúdico.
Quarto de bebê
Não é porque o estilo escandinavo é básico que precisa ser comum. O quarto do bebê recebeu tons neutros, porém ganhou a cor que precisava com a cadeira de balanço amarela.
Casa decorada – estilo escandinavo
Esta casa abaixo possui todos os cômodos no estilo nórdico, cores discretas, tijolos brancos e detalhes em madeira são os destaques dos ambientes.
Escritório escandinavo
A mesa de escritório escandinavo recebeu uma base de cavaletes na cor preta e combinou perfeitamente com a cadeira pé palito também preta. Uma ótima ideia para quem deseja transformar seu home office num espaço moderno: pranchetas na parede no lugar de quadros e murais: ideal para colocar papéis, fotos, etc.
Este home office surge com sobriedade e estilo. Uma prateleira acima da escrivaninha foi suporte para manter os quadros apoiados. Para dar ainda mais vida, plantas e flores.
Apartamento escandinavo
Os tijolos aparentes claros podem aparecer também numa versão em papel de parede, o piso de madeira traz aconchego ao ambiente, do apartamento estilo escandinavo.
Cozinha Escandinava
Iluminada e clean, a cozinha no estilo escandinavo aparece com a predominância do tom branco e mesclas de madeira na bancada e na mesa de jantar. A modernidade ficou por conta das cores das cadeiras de jantar que se diferenciam umas das outras.
Corredor escandinavo
o amplo corredor recebeu itens de decoração sutis, como os quadros e os ganchos para pendurar casacos e bolsas. O tapete passadeira geométrico deu o ar aconchegante já na entrada da casa.
Estilo escandinavo industrial
Cada vez mais comum e utilizado nas casas, o estilo industrial é ideal para quem adora uma decoração moderna. Perceba que novamente o branco ganhou evidência nos móveis, mas foi complementado com os aparelhos elétricos em aço escovado. As banquetas prateadas ficaram ainda mais bonitas com a lã no acento.
Nem só de branco vive o estilo escandinavo. O cinza também é frequentemente utilizado. Nesse apartamento integrado, os móveis industriais fizeram uma linda composição com o sofá cinza escuro. Já o charme ficou por conta dos pendentes modernos e atuais.
Dica de ouro: quadros nem sempre precisam ficar na parede, apoie seus quadros nas paredes ou em bancadas.
Gostou das ideias de decoração no estilo escandinavo? Nós adoramos e esperamos que vocês também tenham gostado. Escreva para nós, deixe seus comentários e compartilhe esse post com sua família e seus amigos.
Eu ameiii , descobri meu estilo recentemente. E essa matéria me ajudou bastante claro q vou pôr em prática todas as dicas . Obrigada .
Que bom Magali 🙂
Beijos
amei sou chegada neste estilo
Adorei a matéria, parabéns! Minha casa é exatamente nesse estilo, agora posso enviar para os meus amigos e familiares entenderem melhor! Rs Obrigada!
Adorei a matéria, não sabia qual era meu estilo, agora já sei, estilo escandinavo.?
Muito bom!!!com a história do local fica muito mais fácil entender parabéns !!!!
Andei por muitos mas muitos sites de decoração e confesso não ter achado um que chegou perto da qualidade de voces tudo muito bem feito Parabéns
Obrigada Carolina :)))
Muito felizes pelo seu comentário.
Beijos